Vitória aproveita exposição na mídia para reestruturar marketing e gerar dinheiro

Postado por: Bruno Chastinet

A temporada 2012 tem tudo para ficar na história do Vitória. Impulsionada pela visibilidade dada ao clube pelo namoro entre o zagueiro Victor Ramos e a modelo Nicole Bahls, a equipe baiana aproveitou a chance para reeerguer o marketing e a moral da torcida dentro de campo.


O time comandado pelo técnico Paulo César Carpegiani é líder com folga na Série B do Campeonato Brasileiro. O Vitória já tem 57 pontos em 26 jogos, com uma vantagem de cinco pontos em relação ao Criciúma, vice-líder, e dez pontos do Joinville, primeira equipe fora do G4.

Baseado em números das edições anteriores da Série B, os jogadores do Vitória contam com mais oito pontos para garantir o acesso à primeira divisão do Brasileirão. 

O zagueiro Victor Ramos, que ficou famoso este ano por causa do relacionamento com Nicole Bahls, disse em c
po veio acompanhado de uma reestruturação do departamento de marketing do clube. O jogador afirmou já ter deixado para trás o caso com a modelo e estar feliz com a situação do rubro-negro na tabela do campeonato.

— Isso [caso com Nicole] já é passado, estou focado no futebol há muito tempo. Estou vivendo a minha vida normalmente, a minha carreira também. Estou solteiro, tranquilo, e no momento agora meu foco maior é o futebol, e não um relacionamento. [...] O time está com uma crescente muito boa, a gente é líder e tem tudo para subir e ser campeão. 

O sucesso dentro de camçamento do uniforme para a temporada 2012 contou com a presença de Nicole Bahls, fato que gerou repercussão na mídia e ajudou a expor a marca do clube.

Em entrevista, o diretor Adilson Baptista Jr, destacou a criação de um jornal, o "Rugido Rubro-Negro", a revista Vitória Magazine, e um programa de televisão exibido em uma emissora de Salvador.

Mas o principal destaque do clube foi a ação "Meu Sangue é Rubro-Negro", que incentivou os torcedores a doar sangue para o Hemoba (Hemocentro da Bahia). Como parte da campanha, o clube lançou uma camisa alvinegra, fazendo com que a ausência do tradicional vermelho simbolizasse as necessidades enfrentadas pelo banco de sangue. 

Para o diretor de marketing, a ação buscou conscientizar e mobilizar o torcedor do Vitória para devolver com sangue o vermelho da camisa rubro-negra.

— A gente achou que precisava mexer com os brios da torcida e fizemos essa campanha, que realmente teve um sucesso muito grande nacional e internacionalmente.


Embora o departamento de marketing não tenha os números exatos da venda de camisas da campanha, o diretor afirma que a procura foi muito grande, o que forçou a Penalty, fornecedora de material esportivo do Vitória, a fabricar mais modelos.

— Todo mundo quis ter uma camisa preta e branca, mostrar que fez parte da campanha.


O sucesso da campanha foi refletido no aumento de doações de sangue ao Hemoba, com crescimento de 47% desde o início da ação do Vitória.

— Isso é muito significativo. Segundo o Hemoba, se a gente mantivesse esse número de doações durante o ano todo, nós teríamos um banco de sangue completo para todo o Estado.


A ação também trouxe benefícios financeiros com a exposição da marca do clube. Adilson Baptista Jr. diz que o Vitória teve um ganho de R$ 12 milhões com as citações na televisão, rádio e jornais. 

Com a possibilidade cada vez maior de acesso na Série B, o marketing do Vitória já planeja o futuro da equipe no fim deste ano, e também para 2013. O diretor afirma que o clube tem ideias para comemorar o retorno à primeira divisão, embora não dê mais detalhes sobre as ações.

— Se tudo der certo, queremos comemorar com a nossa torcida da melhor forma, e depois começar o ano que vem com algumas novas propostas. A Série A traz uma visibilidade que é diferente da Série B. A gente está pensando em muitas coisas, campanhas motivacionais. Queremos trabalhar muito melhor a parte do sócio-torcedor.



Fonte: R7.com

3 comentários:

  1. Realmente temos que dar parabéns ao Marketing do Vitória em 2012 realmente esta dando um show de competência. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns mesmo ao marketing do Vitória, pela campanha da doação de sangue, muito bom mesmo!

    Agora pra fechar com chave de ouro, a subida (já garantido) e o títulooooo (mais importante)!

    BOOOOOORAAAAAAAAAAAAAAA MEEEEUUU VITÓRIAAAAA ♥

    ResponderExcluir
  3. QUERIA PARABENIZAR O MARKETINK DO VITORIA EM 2012 DEU UM SHOW DE COMPETENCIA E LEVOU A MARCA E.C.V. A SER MAIS RECONHECIDA NACIONAL E INTERNACIONALMENTE PO TUDO ISSO NADA MELHOR DO QUE O TITULO DA SERIE B PARA FECHARMOS O ANO DE FORMA V I T O R I O S A.

    ResponderExcluir

PRA VC VIAJAR TRANQUILO

Postagens populares

SE PREPARE PARA ESPANTAR A CRISE

Quem somos

Minha foto
Este blog foi feito com muita dedicação para você torcedor apaixonado pelo Vitória. Aqui você vai poder curtir noticias,curiosidades,videos e ainda interagir sobre assuntos relevantes para o crescimento do nosso glorioso clube. façam parte da nossa turma, sejam bem vindos, pois nós todos somos "VITÒRIA MANIACOS"